Quem Somos

A SPDV, associação de dermatologistas actualmente com mais de 467 membros, criada por escritura em 1936, teve a sua primeira reunião científica em 1942. Mantém desde então actividade científica ininterrupta e regular, salientando-se o seu contributo para a formação de muitas gerações de especialistas.

É a instituição que em Portugal desenvolve maior actividade de educação médica contínua na área da Dermatologia e Venereologia. Promove 2 reuniões por ano ( Reunião da Primavera e Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia). Além destes eventos regulares, organiza e patrocina simpósios, cursos, seminários e conferências.

Atribui anualmente bolsas e prémios de avultado valor. As bolsas contemplam estágios técnico-científicos em instituições portuguesas e estrangeiras, a apresentação de trabalhos em reuniões e congressos internacionais e a concretização de projectos de investigação. Dos prémios, destacam-se os concedidos às melhores comunicações científicas e casos clínicos apresentados nas reuniões regulares da Sociedade e aos melhores trabalhos publicados na sua revista, bem como a recente Bolsa de Investigação que tem como principal objectivo premiar o melhor projecto a ser desenvolvido na área da Dermatologia e Venereologia.

Parte significativa da actividade da SPDV é da iniciativa de Secções Especializadas, organizadas como grupos de trabalho cujos objectivos são promover e estimular a investigação na área respectiva, facultar a formação de colegas e a informação do público, uniformizar e harmonizar protocolos entre os vários centros e cooperar com instituições similares estrangeiras.

Neste momento existem onze Secções Especializadas: Grupos de Cirurgia Dermatológica, de Dermatologia Cosmética e Estética, de Dermatologia Pediátrica, de Dermatopatologia, de Dermatoscopia, de Doenças Sexualmente Transmitidas, de Estudo das Dermites de Contacto, de Fotobiologia, de Psoríase e de Tricologia e de Micologia.

A SPDV difunde ainda os diversos trabalhos apresentados nas reuniões científicas e os artigos de revisão na Revista da
Sociedade, como uma periodicidade trimestral, representando anualmente 4 volumes.

Para além disso publica ainda vários artigos em revistas de índole médica e pontualmente em revistas de cariz geral.

A SPDV orgulha-se das suas tradições, mas mais ainda das potencialidades que o futuro revelará.
Partilhar: