Actualidade
Dermatologia e Infeções Sexualmente Transmissíveis
Prof. Stéphane Bélaich e Prof. Béatrice Crickx

Tradução e revisão do Prof. Doutor António Poiares Baptista

Em Setembro passado foi publicado pela Edições Almedina, S.A., a tradução portuguesa da 3ª edição francesa do livro “DERMATOLOGIA E INFEÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS", obra dirigida pelos Professores Stéphane Belaich e Béatrice Crickx, ambos tendo sido Professores Titulares de Dermatologia e Venereologia da Faculdade de Medicina de Paris, na Universidade Paris-Diderot, e Directores do Serviço de Dermatologia e Venereologia do Hospital Bichat-Claude Bernard em Paris.
É um livro que se enquadra nas tradicionais publicações francesas destinadas aos jovens médicos do Internato médico ou que se dedicam à Medicina Geral ou à Medicina Familiar.
Com a característica orientação da escola médica francesa, os capítulos iniciais são orientados essencialmente pelos quadros semiológicos (“Conduta a adoptar perante uma erupção maculo-papulosa”, “Conduta a adoptar perante uma erupão bolhosa”, …”perante uma púrpura”, …”perante uma úlcera de perna”, etc), que levam naturalmente aos diagnósticos clínicos cujos quadros etio-patogénicos e orientações terapêuticas são expostos nos capítulos seguintes (“Eczemas”, “Psoríase”, “Urticária”, “Acne” , etc). A parte final do livro agrupa os capítulos sobre os exames complementares correntes em dermatologia, as terapêuticas tópicas e geral, a puvaterapia e a fototerapia e os lasers mais correntes e suas indicações.

É pois uma obra com um marcado carácter didáctico e prático, orientador da conduta do médico que está no início da especialização dermatológica ou do clínico geral que tenha necessidade de uma orientação perante um quadro dermatológico.

Pode encontrar o livro AQUI ou numa livraria perto de si
Partilhar: