Organização:
Localização:
Serviço de Dermatologia, IPO Lisboa
Data início:
10 de out de 2025
Data fim:
10 de out de 2025
Website:
Bem Vindos
IPO Lisboa promove formação prática em Linfomas Cutâneos para médicos internos

Os Serviços de Dermatologia e Hematologia do IPO Lisboa realizam, no próximo dia 10 de outubro, um curso prático centrado na consulta multidisciplinar de Linfomas Cutâneos, dirigido a médicos internos do 4.º e 5.º ano das especialidades de Dermatovenereologia e Hematologia.

O aprofundamento dos conhecimentos sobre diagnóstico, classificação, estadiamento e tratamento dos Linfomas Cutâneos, é o principal objetivo desta iniciativa que promove uma abordagem integrada e atualizada da doença.
A formação irá decorrer em ambiente de consulta, centrada nos aspetos práticos da abordagem multidisciplinar dos Linfomas Cutâneos, com especial enfoque no diagnóstico, classificação, estadiamento e tratamento. Serão apresentados casos clínicos da consulta, seguida de anamnese e exame físico aos doentes, com discussão conjunta dos exames e da abordagem terapêutica.
Os linfomas cutâneos são um diagnóstico raro, que exige abordagem por equipas multidisciplinares para um tratamento adequado. “A formação nesta área, ao longo do internato em Dermatovenereologia e Hematologia, encontra-se frequentemente limitada pela escassez de oportunidades formativas em contexto real, com contacto direto com os doentes.

Este curso prático, realizado em consulta, representa uma oportunidade para os médicos internos adquirirem competências diagnósticas e terapêuticas fundamentais para a sua prática clínica”, explica a organização.

O evento contará com a participação de especialistas do IPO Lisboa, entre os quais a Dra. Cecília Moura, a Dra. Margarida Rafael, a Dra. Dora Mancha e o Dr. Pedro Garrido (Dermatologia), a Professora Maria Gomes da Silva, a Dra. Maria Inês Barbosa e a Dra. Alina Ionita (Hematologia), a Dra. Joaninha Costa Rosa e o Dr. Gonçalo Esteves (Anatomia Patológica), e o Dr. Raul Colaço (Radioncologia).

A participação está limitada a oito internos, sendo dada preferência aos do último ano de formação e considerada a ordem de candidatura.