Mensagem do Presidente

Caros Associados

Começa o ano de 2019  com a tomada de posse dos corpos gerentes da SPDV para o biénio. É equipa de continuidade e mandato que pretende aprofundar a dinâmica de funcionamento actual.

Há dermatologia porque há pessoas afectadas por doença de pele, é verdade irrefutável e é o pilar da nossa acção. Por todos meios ao nosso alcance melhorar o nível da dermatologia portuguesa é proporcionar aos cidadãos portugueses cuidados de saúde de excelência. É isso que nos move.

Animados por esse espírito vamos dinamizar as nossas reuniões, congressos e outras iniciativas de partilha de conhecimento, com vista a assegurar  educação médica contínua que mantenha a dermatologia portuguesa num dos mais elevados patamares de qualidade a nível mundial, como vem sucedendo desde há anos.

Vamos dar início a estudo epidemiológico que permita caracterizar a prevalência de diferentes dermatoses em Portugal. Conhecer o estado de saúde cutânea dos portugueses, para de modo mais preciso estarmos preparados a combater as doenças que mais nos afligem, é nosso desiderato.

Toda a prática médica assenta em compaixão e empatia, qualidades que melhoram com a cultura geral que nos apetrecha enquanto seres humanos. Quanto mais cultos melhor médicos, acreditamos neste pensamento e, como tal,  vamos enriquecer as nossas reuniões nesta perspectiva.

A SPDV vale pelo empenho dos seus associados, só colectivamente temos valor. As secções monotemáticas, ou grupos de trabalho, são instrumento de desenvolvimento de estudos e concretização de eventos que ajudam a integrar de modo mais vivido, todos os dermatologistas, na vida da nossa Sociedade.

A comunicação com a sociedade civil é prioritária. Desenhámos e vamos implementar plano de comunicação que terá alvos prioritários por cada trimestre. Começamos pela Venereologia.

Portugal é pequeno país que alberga grande nação. Intensificar a cooperação com os países da lusofonia é objectivo a cumprir. Vamos abrir serviço de Dermatologia em São Tomé e Príncipe e iniciar treino de médicos Santomenses que constituirão o embrião da Dermatologia local. Estamos envolvidos no apoio aos doentes albinos em Moçambique. E outros projectos há na forja.

Muitas as missões da nossa SPDV. Cumpridas elevarão alto o nome da dermatologia portuguesa, o nosso nome.

Contamos com todos.

Abraço fraterno

Miguel Peres Correia

Partilhar: