Actualidade
Suplementação com vitamina D associada a um menor risco de melanoma
Outros estudos relativamente recentes também já tinham demonstrado benefícios da vitamina D no melanoma.


Um estudo, conduzido em colaboração entre a University of Eastern Finland e o Kuopio University Hospital e publicado na Os investigadores recrutaram 498 pessoas e classificaram-nas por nível de risco: baixo, médio e alto de risco de virem a desenvolver cancro de pele (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular ou melanoma). Com base no uso de suplementos orais de vitamina D, os participantes foram divididos em três grupos: não utilizadores, utilizadores ocasionais e utilizadores regulares.

Houve consideravelmente menos casos de melanoma entre os utilizadores regulares de suplementos de vitamina D em comparação com os não utilizadores. As pessoas que tomavam os suplementos tinham um risco menor, de cerca de metade, de desenvolverem melanoma.

Outros estudos relativamente recentes também já tinham demonstrado benefícios da vitamina D no melanoma. “Esses estudos anteriores dão respaldo às nossas descobertas. No entanto, a questão sobre a dose ideal de vitamina D oral para que ela tenha efeitos benéficos ainda precisa de ser esclarecida”, adverte Ilkka Harvima, Professor de Dermatologia da University of Eastern Finland.


Partilhar: