Actualidade
Prof. Doutor Paulo Filipe assume presidência da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
Desde o início de janeiro que a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) tem novos corpos gerentes em funções para o biénio 2023-2024.



A nova direção é liderada pelo Prof. Doutor Paulo Filipe, diretor do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, e que substituiu no cargo o Dr. António Massa, que já tinha presidido à sociedade em duas ocasiões (entre 2015 e 2018) e, mais recentemente, entre 2021 e 2022, durante um mandato.

A eleição dos novos órgãos sociais da SPDV ocorreu em novembro, no decurso do 21º Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia.

Entre as prioridades do Prof. Doutor Paulo Filipe para este mandato estão a “formação pós-graduada, dos internos e também a formação continuada dos especialistas, através da realização de reuniões” e cursos de atualização em diversas áreas. Também é uma prioridade a “relação com outras sociedades científicas nacionais ou estrangeiras congéneres”, de modo a promover a internacionalização da dermatologia portuguesa, como explicou ao SaúdeOnline, lembrando que a “a dermatovenereologia adquiriu uma importância de relevo no panorama médico nacional e internacional”.

O também presidente do Colégio da Especialidade de Dermatavenereologia da Ordem dos Médicos assume querer “aperfeiçoar” o que foi feito pelas anteriores direções da SPDV e adianta que um dos objetivos para o atual mandato é a criação do Registo Nacional de doenças Imunomediadas com Expressão Cutânea “para o qual contamos com a colaboração do maior número possível de serviços quer públicos quer privados”.

Como desafios para os próximos anos, o novo presidente da SPDV elege a teledermatologia, a inteligência artificial, a regulamentação da área da estética ou os novos instrumentos de imagem.

Para além do Prof. Doutor Paulo Filipe, presidente, também fazem parte da direção o Prof. Doutor Alberto Mota (vice-presidente), a Drª. Maria Goreti Catorze (secretária-geral), Dr. José Cardoso (tesoureiro), a Drª. Catarina Queirós (secretária-geral-adjunta), o Dr. António F. Massa (vogal) e a Drª. Sónia Coelho (vogal). Como presidente da mesa da Assembleia-Geral está o Prof. Doutor João Maia Silva e à frente do Conselho Fiscal o Prof. Doutor Tiago Torres.

Partilhar: