De acordo com um artigo originalmente publicado no MDedge.com, o diagnóstico tardio da psoríase ungueal isolada pode estar associado a uma “relação recíproca” com a artrite psoriática, situação que, de acordo com os investigadores, deve “incentivar os dermatologistas a melhorar a precisão diagnóstica”.
Segundo Michelle J. Chang, investigadora da Drexel University, nos Estados Unidos, e seus colaboradores, o diagnóstico de cada um dos 87 casos registados de psoríase ungueal isolada demorou quase três anos, tendo “a artrite [psoriática] sido mais frequentemente diagnosticada em simultâneo com a psoríase ungueal”, em doentes de um centro de referência de unhas, entre 1 de janeiro de 2001 e 21 de dezembro de 2022.
Entre outros aspetos avaliados, os investigadores verificaram que a artrite psoriática ocorreu em 10 (11%) dos 87 doentes com psoríase ungueal isolada, o que levou os autores do estudo a considerar a “proximidade entre o complexo ungueal e a articulação”, podendo, assim, existir uma “relação recíproca” entre a inflamação da unha e o desenvolvimento da artrite psoriática.
Leia a notícia completa em www.mdedge.com/dermatology/article/261504/psoriasis/isolated-nail-psoriasis-may-bring-arthritis-play